Pages

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Caracteristicas do rio São Francisco e sua importancia para o Nordeste


O rio São Francisco é um dos poucos rios permanentes no Nordeste brasileiro, ou seja, ele não desaparece (seca) em nenhum mês do ano. Sua importância é de abastecimento de água (irrigação para a produção de frutas no Vale do são Francisco - região de Juazeiro - BA e Petrolina - PE), energia (com as hidrelétricas de Paulo Afonso e Sobradinho), turismo e pesca.
O rio São Francisco possui características que podem ser vinculadas desde o séc. XVI, de propiciar a união de diferentes locais. De acordo com Lins, o papel desempenhado pelo rio está vinculado a garantia de uma unidade do Estado. 

    Considerando que no Império se observou uma consonância das elites quanto ao objetivo de manutenção da unidade territorial, explica-se a reiterada afirmação e veiculação desta construção do rio São Francisco em diversos textos referentes à história brasileira. Quando são efetuadas análises sobre questões relacionadas a unidade territorial nacional torna-se inevitável a associação com o "Velho Chico". É um rio autenticamente brasileiro, unindo cinco estados e percorrendo um total de 3.161 km do país, e com um forte apelo de unicidade em consonância com a construção da própria trajetória do rio. Sob um prisma de concepção de sua importância e relevância construção do Brasil, enquanto Estado, o rio São Francisco é lembrado como "aquele que une, liga e aproxima".



Atualmente, os grandes aproveitamentos hidrelétricos, a irrigação, navegação, suprimento de água, pesca e agricultura constituem os principais usos deste rio e de suas barragens. A bacia hidrográfica do São Francisco tem aproximadamente 640.000 km, estende-se por regiões com climas úmidos, semi-árido e árido; a bacia pode ser subdividida em quatro principais sub-bacias Alto, Médio, Sub-Médio e Baixo São Francisco. Muitos tributários do rio São Francisco são perenes, bem como o próprio São Francisco. No Médio São Francisco há tributários temporários na margem direita, onde predomina também a caatinga como vegetação. Na parte mais baixa do médio São Francisco a agricultura irrigada é predominantemente com fruticultura de exportação e produção hortícola.Os principais reservatórios do rio São Francisco, Sobradinho, Itaparica, Paulo Afonso e Xingó produzem energia hidrelétrica e se transformam em pólos regionais de desenvolvimento, com a intensificação de usos múltiplos nos últimos 10 anos: aquacultura, irrigação, suprimento de água,turismo e recreação, pesca comercial e pesca esportiva. Os dados para a represa de Xingó, indicam um reservatório pouco eutrofizado, mas com evidências claras de efeitos ambientais resultantes dos usos das bacias hidrográficas, principalmente na qualidade da água.



A vegetação da bacia do baixo São Francisco é predominantemente cerrado e Floresta Atlântica. O baixo São Francisco tem clima úmido, porémcom tributários que provêm do semi-árido. A descarga anual do rio SãoFrancisco é de 94.000.000 mil m3. O fluxo varia de 2.100 a 2.800 m3/s com cerca de 3.000 m3/s próximo à foz. Estes fluxos são naturais, ocorrendo atualmente regularizações através dos reservatórios, para otimização dos usos das cheias.

O rio São Francisco tem uma enorme importância regional, e pode ser considerado como um dos principais fatores de desenvolvimento no Nordeste. Através de inúmeros planos de desenvolvimento, um conjunto de idéias de grande porte foi sendo construído, de tal forma que um plano integrado de desenvolvimento, envolvendo agências de governo federal, governos estaduais e iniciativa privada foi gerado. Este plano, que incorpora várias idéias e projetos anteriores, de acordo com Rebouças e Braga, essas medidas propõem :


  •  avaliação permanente dos impactos;


  • monitoramento e controle da qualidade das águas;


  •  preparação de diagnósticos adequados;


  • recuperação das matas de galeria;


  • disciplinamento os usos da água;


  •  proteção ambiental da bacia;

Pra você, qual a importância do rio São Francisco para o Nordeste? Deixe sua opinião nos comentários. 

0 comentários:

Postar um comentário